Não deixe de nos seguir no facebook! www.facebook/afolhadogragoata

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Carta do Editor

Um dos problemas de não respeitarmos a periodicidade que certa vez nos impusemos (este deveria ser um veículo mensal) é que há, na UFF, toda uma geração de alunos que nunca ouviu falar da Folha do Gragoatá. Isto é um problema porque, para fazermos jus à nossa alcunha (“desde 2012, o melhor jornal de Niterói”), faz-se necessário, basicamente, que nós existamos; e para que isto ocorra de fato, não podemos passar sem que edições sejam feitas.

Munidos destas razões e de outras, ligadas ao prazer que fazer este jornal provoca, jogamos no mundo mais esta edição. Pela primeira vez, a Folha não sairá em papel. Por motivos relacionados ao ajuste fiscal, não conseguimos um parceiro que imprimisse nossa edição. Por isso, ela é um pouco menor; desta vez, publicamos apenas um professor convidado, além de contribuições várias de estudantes.

Nosso convidado é Antonio Zelaquett Khoury, professor associado do Instituto de Física da UFF. Khoury é especialista da área de Óptica Quântica. Como confessei ao professor Khoury quando fiz meu convite, para a maior parte dos alunos do ICHF a pesquisa que ocorre nos laboratórios do Instituto de Física é completamente misteriosa. Ao mesmo tempo, várias das discussões que travamos, em especial na Filosofia, tocam temas que nos são comuns.

Por isso, o tema que sugerimos a ele foi “O que é a Óptica Quântica?”. O resultado, a seguir, é interessante sob vários aspectos: por um lado, foi possível perceber que a Física, um pouco como as “Ciências” Humanas, é interessante talvez menos por sua utilidade prática do que pela beleza das ideias que nos faz ver; por outro, os impactos práticos que este tipo de pesquisa pode ter podem nos dar uma pontinha de inveja.

Com relação às contribuições dos alunos, procuramos dar conta de um pedacinho da pluralidade em que acreditamos. Há uma conclamação em nome da história da cultura popular, por resgatá-la das margens; há um belo continho sobre uma vaca de porcelana; há ainda três poemas de inspirações bastante variadas. Aos que não conhecem a Folha, nós aceitamos contribuições de contos, crônicas, poemas, artigos e desenhos (em preto e branco) que não ultrapassem o espaço de duas laudas em times 12, através do email afolhadogragoata@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário